Pessoa que poderá ser interditada – Necessidade de entrevista – Pedido de interdição –

Pessoa que poderá ser interditada – Necessidade de entrevista - Pedido de interdição -

Pessoa que poderá ser interditada. Necessidade de entrevista. Pedido de interdição. Esse é o tema dessa postagem.

Explicação inicial

Primeiramente, é importante explicar que, ação de interdição é a medida judicial que visa declarar a incapacidade de indivíduo, para administrar seus bens e, se for o caso, para praticar atos de sua vida civil, pelos motivos indicados pela lei.
Importante explicar que, os motivos indicados pela lei são as condições para possibilitar o pedido de interdição. Assim, a pessoa declarada incapacitada de administrar seus bens ou de praticar atos da vida civil, fica sujeita à curatela. O curador é a pessoa que exerce a função de curatela, para a proteção da pessoa e dos bens do interditado.

Outras Explicações


O nosso Código de Processo Civil, ao tratar do processo de interdição, no artigo 751, ordena a entrevista da pessoa que, está sendo alvo de possibilidade declaração de incapacidade. Nesse sentido, a ordem legal é para a citação da pessoa. Isso, para na data marcada, comparecer perante o juiz, para entrevista minuciosa sobre sua vida, negócios, bens, vontades, preferências e laços familiares e afetivos e sobre o que mais lhe parecer necessário para verificação de sua capacidade para praticar atos da vida civil.

Final

Dessa forma, a lei e as explicações acima esclarecem o tema dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. Além disso, nesse site o leitor ou a leitora encontra textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Certamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui

Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo.

Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.

Clique aqui para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.