Para o Código Civil, o que é e para que serve a procuração por instrumento particular?

Sobre o significado de procuração, a segunda parte do caput do artigo 653, do nosso Código Civil, determina com clareza, que: “A procuração é o instrumento do mandato.”
A partir disso, é importante, também, indicar o significado de mandato, previsto na primeira parte do mesmo artigo 653, do nosso Código Civil, da seguinte forma: “Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome praticar atos ou administrar interesses.”
Além disso, o Código Civil, artigo 656, indica que “o mandato pode ser expresso ou tácito, verbal ou escrito” no entanto, a outorga do mandato está sujeita à forma exigida por lei, para o ato a ser praticado. Não se admite mandato verbal quando o ato deva ser celebrado por escrito. (artigo 657, Código Civil).
Assim, procuração por instrumento particular é o documento escrito (instrumento de mandato), feito por pessoas capazes, sem assento em qualquer cartório, no qual, alguém recebe de outra pessoa poderes para, em seu nome, praticar determinados atos ou administrar interesses.
O artigo 654, do nosso Código Civil indica quais são as condições da procuração mediante instrumento particular da seguinte forma:
“Art. 654. Todas as pessoas capazes são aptas para dar procuração mediante instrumento particular, que valerá desde que tenha a assinatura do outorgante.
§ 1º O instrumento particular deve conter a indicação do lugar onde foi passado, a qualificação do outorgante e do outorgado, a data e o objetivo da outorga com a designação e a extensão dos poderes conferidos.
§ 2º O terceiro com quem o mandatário tratar poderá exigir que a procuração traga a firma reconhecida.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *